domingo, 14 de março de 2010

Deficiência delas...

Tive, tenho e acho que sempre terei problemas de compatibilidade com mulheres, isso por acreditar que existe muito potencial desperdiçado. Inteligência mal utilizada. Não quis escrever nada clichê sobre o Dia Internacional da Mulher, mas confesso que pensei sobre o tema.

Se por hora nos aproximamos da equidade de gêneros, nos distanciamos da independência emocional. Assisto garotas que determinam a vida pela existência dos namorados, mulheres que se emburrecem em função de maridos que nem mesmo as tratam bem. Acredito não ser possível mensurar a capacidade de uma mulher tolerar os destratos de um homem quando ela admite que ou é ele ou não é mais ninguém.

Nunca vou conseguir conceber o fato de uma mulher ser feliz se submetendo à vontade de outro, sinceramente não acredito em altruísmo. Mais ou menos como a personagem de Júlia Roberts em o “Sorriso de Monalisa”, que se sente incapaz quando vê uma de suas alunas mais brilhantes abrindo mão da graduação em Yale para “pôr o jantar às 17h na mesa”.

Acredito que em relacionamentos abrimos mão de muita coisa. Por amor, ou pelo bem do outro, fazemos coisas que antes víamos como inconcebíveis, o que é normal, mas é preciso estabelecer limites. Esquecer a família, não conseguir deixar o sujeito por 2h para bater um papo entre amigas e assim ir deixando cada vez mais as amizades de lado. Até que precise delas. Ninguém é uma ilha e pode ser que as pessoas não estejam mais lá quando precise delas.

Não sei se sou diferente e por isso me orgulho, ou se sou muito orgulhosa e por isso sou diferente. Vivo bem dividindo meus amores, em determinadas horas amigos podem assumir o papel de “pessoa mais importante da minha vida”, assim como ninguém tira esse posto da minha família. Decepções me ensinaram a cuidar muito bem dos que me amam.

Peço desculpa pelas generalizações, mas observei exemplos vivos durante esta semana das condutas descritas. Se nós somos mais organizadas e determinadas, conseguimos nos dividir entre família e trabalho, além de muito mais dinâmicas, por que o mundo ainda é deles? Tive, tenho e acho que sempre terei problemas de compatibilidade com mulheres.