terça-feira, 13 de julho de 2010

A Copa e o Salomão!

A Copa do Mundo se foi e junto com ela o sonho do hexa campeonato brasileiro. Agora só em 2014. O que ficou foi a nossa revolta de torcedores apaixonados, tiramos as bandeirinhas do carro, guardamos as barulhentas vuvuzelas e dispensamos as camisas canarinhas, só daqui a quatro anos isso tudo volta a sair do armário.

Holanda e Espanha disputaram a final no último domingo. A Laranja Mecânica, que nos mandou pra casa e mandou o Uruguai para o quarto lugar, acabou com o vice-campeonato pela terceira vez. Enquanto a desacreditada seleção Espanhola levou pela primeira vez o campeonato para casa.

Mas nem tudo foi tristeza, se choramos na sexta - eu chorei junto com Júlio César -, no sábado descobrimos que 2x1 nem era tão ruim assim. Assistir a Argentina perder de quatro – mesmo com trocadilho infame- melhorou o humor nacional. França e Itália que ficaram ainda lá na primeira fase. Gana que perdeu a classificação em um pênalti no último minuto da prorrogação. Teve torcedor que sofreu mais que a gente.

Na famigerada sexta em que o Brasil perdeu da Holanda eu voltei para trabalhar. Bom mesmo- ou nem tão bom assim – foi assistir a passionalidade que vivemos nossa derrota, era gente chorando, gente gritando e gente mal-humorada. As ruas cheias e o povo impaciente nas filas, cada um externava a raiva como dava, afinal a Copa para nós tinha acabado.

Do outro lado do atlântico, o que ficou como imagem de toda revolta nacional foi o vídeo do Salomão, que com seus 12 anos ainda não viu um título da seleção - em 2002 ele ainda era muito novinho para lembrar. Inconsolável, ele chora e grita com a mãe “E se daqui a quatro anos eu morrer???”. Sobrou para o vilão do nosso time "O Felipe Melo, aquele viado!". E pro juiz também.

Futebol é das coisas menos importantes definitivamente é a mais importante. Mas a gente já sabia, time mal escalado não ganha Copa. Tudo bem Brasil, até 2014 e que venha o título para mim e para o Salomão, que terá 16 anos e não 18, certo mãe do Salomão?!