terça-feira, 25 de agosto de 2009

Fica mais complicado

Não sei se a gente cresce e fica burro, ou se crescemos e ficamos mais inteligentes e por isso complicamos tudo. Lembra quando tudo era simples? Víamos o garoto, a mão suava, a barriga doía e só enxergávamos ele. Ah e éramos capazes de morrer se ele ficasse com outra, mas também abaixávamos a cabeça se ele nos olhasse. Tudo era uma questão de sim e não, sem talvez, sem procurar defeito.

Antes era gostar e pronto era aquilo, sem dúvidas, sem dramas. Mas de repente tudo é muito mais complicado. Aprendemos a fazer uma tabela mental para tomar decisões, pensamos nos prós e contras e ficamos medrosas. Eu mesmo sou a rainha da avaliação, penso tanto que me canso as vezes, escolho critérios, imponho restrições, eliminações e classificações.

Eu tenho medo de sofrer, de insistir onde não devo, de me declarar e não me venha com o papo de “o não você já tem”, que não é simples assim. Sei que não tenho o controle de nada e o que o dono dos acontecimentos é o tempo, mas gosto da falsa sensação de que eu decido a minha vida, ou pelo menos tento, tomando as melhores decisões – ao meu ver.

Antes a gente só queria passear de mãos dadas, uns beijinhos. Agora tem que pensar no futuro do cara, em como ele trata as pessoas ao redor dele, se daria um bom pai, um bom marido, se está disposto a crescer com você, se não é machista, se gosta de você o suficiente e o mais importante se você gosta dele o bastante.

Não sei mesmo se gente grande é esperta, mas sei que a mudança que ocorre entre infância e vida adulta é a quantidade de “medos”, “talvez” e “se” que aparece nas nossas cabeças. Acho que a gente cresce e fica burro, quem sabe.

Um comentário:

Paulo T. Gomes Filho disse...

hahaha...vc nao muda né???