terça-feira, 24 de janeiro de 2012

“Prometo te querer no último momento...”


Calça jeans, camisa preta e um sorriso tímido. Ele entrou no palco, com a simplicidade de quem não precisa dos grandes efeitos do showbizz em suas apresentações. Cenário delicado, painéis lembravam brincadeiras e festas brasileiras. Iluminação bem pensada. Um violão no centro e uma banda escolhida a dedo. E eu estava ali, atenta a cada nota, a cada palavra. As músicas que conhecia, as que nem lembrava mais e as que nunca fizeram parte do meu repertório. Tudo ali era melodia, era Chico Buarque.

Eu estava ali, muito bem acompanhada das pessoas que me fizeram me encantar por aquilo. Acompanhada dos meus contadores de histórias. Foi dele que ganhei toda a coleção do Pasquim, que ouvi que “intelectual não vai a praia, intelectual bebe”. Era com ela que acordava toda manhã com música alta e podia ouvir “Apesar de vc”, “Vai passar”. Achava engraçada a música em que a Marieta mandava um beijo para alguém ou a moça feia debruçada na janela.

“Anos Dourados” me levou de volta aos 15 anos, memórias de um salão decorado e o vestido longo. Ele valsou pelas canções, apresentou as novas composições, uniu o novo e o velho, um rap para “Cálice” e as músicas da Ópera do Malandro explodiram o Vivo Rio em coro. Com “Injuriado” trouxe a vertente sambista, missão cumprida com louvor ao cantar em duo com Wilson das Neves “Sou Eu”. Chico falou dos meus amores, das minhas dores de cotovelo. “Eu
sou sua alma gêmea. Sou sua fêmea, seu par, sua irmã. Eu sou seu incesto. Sou igual a você. Eu nasci pra você. Eu não presto”.

Saudade do tempo que não vivi, quis estar nos grandes festivais de música brasileira. Eu estava ali, riscando mais um dos shows da lista “preciso assistir antes de morrer” (eu ou ele). E uma lágrima caiu, quando “Todo Sentimento” se mostrava nos primeiros acordes do violão. A parceria com Cláudio Bastos em uma das mais belas músicas que já toquei. “Prometo te querer até até o amor cair doente...”. Se o tempo dele é curto e o meu corre, no show foi rápido demais. Tudo ali era música.

Um comentário:

Cathy disse...

Amiga, o show foi ótimo e compartilhar esse dia com você foi fantástico! O seu texto está lindo, assim como o Chico!!! :D