quarta-feira, 22 de setembro de 2010

E vem a idéia....

Tem texto que nasce pronto. De repente vem uma idéia, os dedos deslizam pelo teclado, as palavras se encaixam e a história simplesmente surge. Tem personagem que voa sozinho, sem ter muito o que pensar sobre, ele desenha a própria trajetória.

Mas há sempre os desafios, aqueles que a gente não sabe para onde levar, que precisam ser guiados e que podemos transformá-los em grandes sucessos ou em estupendos desastres. Confesso meus sérios problemas em definir personagens. Não é fácil aplicar rótulos e escolher caminhos para alguém que é uma extensão de você.

Respeito os grandes autores da literatura nacional e internacional, que fazem o que eu não sei fazer, pela forma com que guiam seus personagens e leitores. Nos envolvemos, apaixonamos, odiamos e torcemos por histórias tecidas com uma perspicaz riqueza de detalhes.

Nas caracterizações absolutamente humanas, encontramos nossas qualidades, nossos defeitos, nossos sonhos. Entramos em contato com novas realidades. Dom Quixote, Capitu, Pedro Bala, as irmãs Walsh, Bruno e tantos outros. E eu me pergunto porque ainda se lê tão pouco nesse país.

Tem história que já vem pronta. A minha anda se trilhando por aí, mas é nas palavras que eu posso me perder e me encontrar. Meus textos não nascem prontos, são a minha mais simples extensão.

Um comentário:

Cynthia Gonçalves disse...

Que delícia de texto!

Beijo.