domingo, 5 de novembro de 2017

Diário de Bordo Ásia - cap IV

Ayutthaya talvez tenha sido o meu presente da viagem. A antiga capital do reino de Sião é hoje tombada pela Unesco como patrimônio da humanidade e preserva uma história de 1300, bem aquela que só me chega aos pedaços.

A cidade fica a 80km de Bangkok, fomos de taxi e a surpresa boa foi descobrir que pelo preço que pagamos nosso motorista nos levaria a todos os templos que quiséssemos. Ou seja, foi dia de motorista particular.

Os templos em Ayutthaya seguem uma outra organização, são sítios maiores, espaçosos, contam histórias pelas ruínas de suas paredes e muros. A cidade foi uma das maiores do mundo e um imenso centro comercial entre os séculos XIV e XVI. Hoje mostra de tudo que sobrou depois dos ataques de 1700. Uma guerra deixa marcas profundas, por lá os budas decapitados apresentam o tamanho da ferida. 

O Wat Phra Chao Phya-thai foi amor à primeira vista, mostra muito do que foi a cidade, alem de transmitir uma calma que contagia. O Wat Mahathat reserva talvez o Buda mais famoso de todos, o incrustado na árvore, é absolutamente impressionante como a cabeça da estátua foi preservada pelas raizes. No Wat Phra Si Sanphet a sensação foi de estar em um enorme sitio arqueológico. 

A cidade ainda guarda resquícios de sua origem comercial com um charmoso mercado flutuante. Sim, você entra num barquinho e faz compras de dentro dele.

Até o engarrafamento pra chegar lá e meus constantes enjoos de estrada valeram a pena. Ayutthaya com certeza foi meu presente direto do século XIV. Obrigada Unesco, te devo essa. 




Nenhum comentário: