quarta-feira, 1 de abril de 2009

Não vivo numa comédia romântica!

Nunca fui muito fã de filmes água com açúcar, as famosas “comédias românticas”. No final eu sempre me decepciono e acho tudo muito óbvio. Enfim só assisto tipos assim quando a companhia da noite são as meninas. Conversando com uma amiga essa semana descobri porque eu sempre desgostei tanto do gênero, acontece que Comédias Românticas tornam as nossas vidas mais difíceis!!!

Explico o porquê. Acontece que nos filmes tudo da sempre muito certo, as declarações de amor são faraônicas, todo mundo que ama é correspondido e por aí vai. Nem preciso dizer que no mundo real não é assim. Os filmes nos fazem criar expectativas de que tudo é lindo e cor-de-rosa e mais, que o amor resolve tudo. Meninas joguem suas vidas pro alto, afinal estão amando!

Nessa lona incluo as novelas e até os seriados, mas pelo menos nos dois gêneros as coisas acontecem mais devagar e tem um monte de tragédia no meio, bem como nossas vidas. Coisas que só acontecem em novela e em comédias românticas:

· O Reinaldo Gianecchini bater no seu carro (Laços de Família)– já bateram em mim quatro vezes e nunca foi ninguém nem parecido!
· Molhar as plantas na casa do Hugh Grant (Letra e Música) – já trabalhei em milhares de lugares, meus chefes estavam bem longe do inglês charmoso!
· Ser personagem de matéria do Richard Gere (Noiva em Fuga) – eu conheço um monte de jornalista e os mais bonitos não têm os olhinhos pequenos e o charme de quarentão, mesmo sendo mais velho que isso!

Esses são só alguns itens da imensa lista. Já repararam que nos filmes ninguém lida com seus próprios preconceitos? Os medos, receios, vergonha, tudo é simples, a mocinha rica começa a se pegar com o mocinho pobre e hora nenhuma ela se pega pensando “e o nosso futuro?”, “e os meus amigos?” ou “e os meus pais?”. É fácil ela vai abdicar de tudo e viver de amor -e brisa- e ser feliz. Pode parar que no meu mundo não acontece assim, por pior que seja somos preconceituosos e temos os nossos monstrinhos internos, que são bem complicados.

Minha amiga encerrou o assunto:

- Recebi uma cesta de café da manhã ontem!
- Que bacana, quem mandou?
- O bicho mais tosco da cidade, claro! Eu não vivo numa comédia romântica!

Ela foi categórica e eu bem concordo. Definitivamente não vivemos!

PS> as fotos são do filme "Era uma vez" da Globo Filmes, enredo bacana, menina rica e menino pobre, clichê! Mas é bom e a trilha sonora incrível!

Tatiana Coêlho

4 comentários:

Carol (= disse...

Prima.... Como sempre, muito bom o texto e o tema....

E eu concluo o assunto [2] com a seguinte sugestão: criemos um novo gênero... TRAGÉDIA ROMÂNTICA!!!

Com as minhas, produziremos uns 50 campeões de bilheteria! Hahahahahaha!

Um beijinho!

Rachel Marinho disse...

Preciso concordar. Mas... ainda bem que algumas histórias dão certo, apesar dos contratempos.

Que seja eterno enquanto dure! E que dure para sempre!

Agora... também é válido nos perguntar: O que seria de nós sem nossos amores e decepções? Posso responder que faltaria um pedaço de mim sem as minhas experiências amorosas. É fato que eu não seria a pessoa que sou hoje.

Beijinhos

Juliana Boechat disse...

Confesso que minha vida é mais uma comédia do que um romance. É, porque de romance sou mesmo um fracasso, então é melhor rir do que chorar.
O que não pensamos é que os filmes têm só duas horas e contam só uma fatia da vida da mocinha com o mocinho. Até ali, as mocinhas normalmente quebraram a cara várias vezes e sofreram por outros milhares de homens - nesses casos, aqueles que se importam mais com a propaganda de cueca que farão no dia seguinte do que com a namorada.
Enfim, quando eu morrer, vai estar no meu epitáfio, compactado em 2h também, o momento da minha vida que foi uma verdadeira comédia romântica que vale a pena ser assistida por todo o mundo.
E tenho fé que todo mundo terá esse momento! :)

Sarita disse...

DEFINITIVAMENTE: CORRETÍSSIMA!

Meg Ryan SEMPRE consegue embarcar com um gostosão na primeira classe, mesmo que não tenha comprado a passagem previamente. E POR QUE EU NÃO?