segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Lembra dos esteriótipos do colégio?

(29 de Julho de 2008)

O bonitão, a gostosa, a moderna, o dorme-sujo, os nerds??? Já parou pra pensar- ou ver - o que se deu dessas pessoas? Onde eles foram parar na roda-viva???

Outro dia encontrei um amigo que está morando no Rio de Janeiro, qual não foi a minha surpresa ao ver sua cara de “músico”, não sei definir, nem quero ser pejorativa, ele apenas tem essa cara. Faz musicoterapia e bacharelado em violão. Todos sempre babavam quando ele pegava a viola, tocamos juntos algumas vezes, saudades. Barba por fazer e cabelo grande, sorriso de sempre. Não tivemos um silêncio constrangedor, afinal nos conhessemos há dez anos, muito pra contar.

Encontrar com ele me fez lembrar de pessoas. As modernas, bonitonas e descoladas da minha época de escola são as mães de hoje. Aquelas que eu tinha inveja porque iam a todas as festas que eu só sabia que existiam porque minhas primas mais velhas comentavam.

Os bonitões se limitaram a fama que tinham. Conservam sua imagens nos fotologs e orkuts da vida, não se imcomodaram em ampliar sua idades mentais e permanecem nos tempos de colégio. Quer dizer esses são os que se deram bem, porque temos aqueles que se acabaram. E que hoje eu olho “meu bem o que aconteceu com vc?” ou “como diabos eu ja te achei bonito?”

Os nerds eu encontro por aí nos corredores das universidades. Alguns ainda mantém a cara de “bobos”, outros são os caras interessantes de hoje, aqueles que sabem conversar, que gostam e conhecem os mais diversos assuntos. Outros ainda só precisavam de alguns anos para perder as espinhas e ficarem assustadoramente bonitos.

Não sei quantos da minha turma se encontaram na vida, quantos se frustaram, quantos mudaram de planos no meio do caminho. Mas é engraçado olhar para traz e ver que nossos ídolos eram uns tremendos babacas e que não éramos nós os medrosos. Melhor ainda é sentirmos que de alguma forma tudo muda e sua vida não se define no segundo grau! Ainda bem!!!

Tatiana Coêlho

2 comentários:

Anônimo disse...

Toda vez que encontro a galera que estudei no primeiro grau saio morrendo de saudades, ruminando as histórias que acabei de ouvir e pensando no que vai ser do nosso futuro. Naquela época, em 1999, éramos todos uns porra-loucas. Não fazíamos dever de casa, dormíamos a tarde inteira, matávamos aula pra ver os meninos bonitos do segundo grau e nossa maior preocupação era quem ia namorar com quem em Malhação. Bem, hoje ninguém mais tem tempo de ver Malhação. Porque todo mundo trabalha, estuda pra caralho, pensa no futuro e alguns têm até filho pra cuidar!! Um exemplo clássico da minha adolescência era um amigo meu fã de Ozzy Osborne, cabeludo, com pregos na orelha no lugar de brincos e que jogava Bíblia no chão enquanto cantava “músicas do diabo”. Hoje em dia está se formando em Direito, está lindo, de cabelos curtos, com corpo escultural e fala italiano. Virou outra pessoa, muito mais interessante. O que aconteceu com ele? Cresceu. Como todos nós…!

Anônimo disse...

Fato! Tem umas pessoas que a gente encontra hoje em dia e “o quê??”. Imagina daqui a 10 anos..
As coisas mudam o tempo todo. É muita pretensão adolescente achar que sucesso no segundo grau é tudo!
Beijo, gata