quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Todo carnaval tem seu fim...

Eu sempre gostei de carnaval, desde quando eu era pequenininha do tamanho de um botão. Gostava de escolher fantasias, aprender as coreografias, imitar as passistas de escola de samba, assistir aos desfiles, ver o povo na rua...Enfim, a bagunça toda. Meus pais nunca foram os foliões mais animados, na verdade meu pai, porque minha mãe adora, mas me levavam para muitas farras.

Nos meus 22 anos foram muitos destinos. Bahia, Pará, Goiás, Mato Grosso.... Mas esse ano, depois de vários, fiquei em Brasília. Não exatamente por opção, mas o fato é que passei o carnaval por aqui mesmo. Aqui é assim, quando a gente vê que não tem mais jeito, que vamos de fato ficar por aqui já começa o sofrimento. Sim, porque TODO MUNDO viaja, famosa frase “o último que sair apaga a luz”. As festas e blocos são vazios e é melhor ir ao cinema do que enfrentar carnaval de clube.

Mas esse ano até me surpreendi, teve show do Monobloco, único evento cheio da cidade, e festas promovidas pelo governo do estado, música em bares. A pergunta que fica é porque nenhum desses eventos lotou? Como disse uma amiga minha “Se o show do Cheiro de Amor na esplanada fosse pago teria lotado!”. Aqui é assim, as pessoas são boas demais pra se divertir com o povão, de graça.

Outro problema de Brasília é que nem todo mundo acha que lazer é importante, para alguns, apenas quem tem dinheiro pode se divertir. Mas esse ano, surpreenderam, fizeram festas em 14 lugares diferentes, para todos os gostos, não quero entrar no mérito de quanto a Brasília Tour levou nessa brincadeira, mas parece que agradou.

Enfim, até não foi tão sofrido ficar em Brasília esse ano. Tomara que continuem investimento no carnaval daqui, talvez um dia a gente construa uma identidade cultural ou mesmo uma tradição carnavalesca. E como todo carnaval tem seu fim...esse acabou e ano que vem espero mesmo viajar. “Não vou dizer que foi ruim, também não foi tão com assim”.

Tatiana Coêlho

Um comentário:

Serenata disse...

Tô contigo nas opniões e não abro!
Ah... e aproveitando que o carnaval acabou... FELIZ ANO NOVO! =)